Distribuição t de student
A distribuição t é uma distribuição de probabilidade teórica. É simétrica, campaniforme, e semelhante à curva normal padrão, porém com caudas mais largas, ou seja, uma simulação da t de Student pode gerar valores mais extremos que uma simulação da normal. O único parâmetro v que a define e caracteriza a sua forma é o número de graus de liberdade. Quanto maior for esse parâmetro, mais próxima da normal ela será.
Definição
Suponha que Z tenha a distribuição normal com média 0 e variância 1, que V tenha a distribuição Chi-quadrado com ν graus de liberdade, e que Z e V sejam independentes. Então:
tem a distribuição t de Student com ν graus de liberdade.
[editar] Função densidade de probabilidade
A função densidade de probabilidade é:
em que Γ é a função gama. Usando-se a função beta B, a função densidade de probabilidade pode ser escrita como:
Aplicações
Ver artigo principal: Teste T
A distribuição t de Student aparece naturalmente no problema de se determinar a média de uma população (que segue a distribuição normal) a partir de uma amostra. Neste problema, não se sabe qual é a média ou o desvio padrão da população, mas ela deve ser normal.
Supondo que o tamanho da amostra n seja muito menor que o tamanho da população, temos que a amostra é dada por n variáveis aleatórias normais independentes X1, ..., Xn, cuja média é o melhor estimador para a média da população.
Considerando como a variância amostral, temos o seguinte resultado:
A variável aleatória t dada por:
ou : segue uma distribuição t de Student com graus de liberdade.
A tabela abaixo lista alguns valores selecionados para a distribuição t de Student com graus de liberdade (números no início de cada linha) para