Distribuição e transporte
CICLO LOGÍSTICO
TRANSPORTE (DEFINIÇÕES)
O movimento do produto de um local a outro, partindo do início da cadeia de suprimentos até atingir o cliente final. Abrange o movimento direto e o inverso.
Elo de ligação entre as várias atividades que formam uma cadeia de suprimentos.
Agrega valor ao produto por disponibilizá-lo no local, tempo e quantidades solicitadas pelo consumidor
Custo desta atividade é inferior somente aos custos de aquisição - podem representar até 60% dos custos logísticos totais.
Dentre os objetivos do subsistema transporte estão: manter integridade da carga (redução de avarias, extravios e roubos); Confiabilidade; Consistência.
O estoque deve estar posicionado próximo aos consumidores ou aos pontos de manufatura;
“Custos Brasil”, formado por:
Impostos, estradas (rodoviárias e ferroviárias), sistema de armazenagem, transportes hidroviários (fluviais e de cambotagem), sistemas portuários e encargos de mão-de-obra.
Á medida que o transporte fica mais barato e de fácil acesso, contribui para aumentar a competição no mercado, garantir a economia de escala e reduzir preços das mercadorias (O transporte é somado no custo do produto);
Com melhores serviços de transporte, o custo de mercados distantes pode ser bastante competitivo;
O transporte barato permite desvincular as localizações de produção e consumo. Os sistemas de transporte são compostos pelos seguintes elementos:
Veículos;
Vias;
Terminais (depósitos/ armazéns);
Sistemas de Informação;
Sistemas de Controle.
DECISÕES SOBRE TRANSPORTE
Nível de Serviço
Utilização de Modais: escolha entre as alternativas de modais - rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário e dutoviário.
Propriedade da Frota: custo, qualidade do serviço e rentabilidade devem ser considerados determinantes para suportar esta decisão. Avaliação financeira.
Seleção e Contratação de Transportadores
Programação de Transportes: roteirização,