DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA
Funções do esqueleto
Suporte para o corpo, proteção a órgãos vitais, auxilia na realização de movimentos do corpo, hematopoiese e promover um local de armazenamento do cálcio.
ORGANIZAÇÃO
Existem 206 ossos no esqueleto.
Esqueleto Axial – Compreende o crânio e os ossos da face, osso hióide, coluna vertebral, costelas e esterno.
Esqueleto Apendicular:
1 – Cintura Escapular, ossos dos braços, antebraços, punhos e mãos.
Geovana Oliveira
2 – Cintura Pélvica, ossos da coxa, pernas ,tornozelos e pés.
COMPOSIÇÃO DO OSSO
Tecido conjuntivo constituído de células e de uma matriz composta de fibras colágenas envolvidas numa substância fundamental calcificada na qual os principais constituintes são mucopolissacarídeos e sais que se assemelham a estrutura da hidroxiapatita.
CÉLULAS ÓSSEAS
Osteoblastos – Produtores da parte orgânica da matriz.
Quando jovens, elas são chamadas osteoblastos (do grego osteon, osso, e blastos, “célula jovem”) e apresentam longas projeções citoplasmáticas, que tocam os osteoblastos vizinhos. Ao secretarem a matriz intercelular ao seu redor, os osteoblastos ficam presos dentro de pequenas câmeras, das quais partem canais que contêm as projeções citoplasmáticas.
Osteoclastos – Células gigantes multinucleadas, relacionadas com a reabsorção do tecido ósseo e que participam da remodelação dos ossos.
Os osteoclástos (do grego klastos, quebrar, destruir). Essas células são especialmente ativas na destruição de áreas lesadas ou envelhecidas do osso, abrindo caminho para a regeneração do tecido pelos osteoblastos. Os cientistas acreditam que os ossos estejam em contínua