Distribuição de água no planeta
Contudo, com tanta água que existe na Terra, apenas 35 milhões km³, ou seja 2,5% do volume total dela é água doce e, desta, apenas 0,1% é água potável. Os 97,5% restantes de água correspondem à água salgada.
A água doce pode ser encontrada em diferentes formas:
Gelos e geleiras — 77,39%
Águas subterrâneas — 22,03%
Lagos, rios etc. — 0,37%
Umidade do solo — 0,18%
Vapor atmosférico — 0,03%
As águas dos lagos, rios, represas e subterrâneas são consideradas "água disponível para consumo humano", correspondentes a 22,4% do total da água doce existente na Terra.
Dessa água doce disponível, as águas subterrâneas correspondem a cerca de 98% e os rios e lagos correspondem a 2% apenas.
A "água disponível para consumo humano" não é necessariamente água potável.
Podemos imaginar o nosso planeta como uma piscina com capacidade de 1000 litros, na qual 975 L seriam de água salgada e apenas 25 L de água doce. Somente 100 ml estaria disponível para o consumo.
O aceleramento das mudanças climáticas com o desenvolvimento de indústrias e o crescimento das cidades aumentou o consumo de água.
Com isso a coleta de água vai se tornar cada vez mais difícil com o aquecimento global, gerando escassez, derretimento de geleiras e aumento nível do mar. Então 1/3 da população sofrerá com o aumento da salinidade e a diminuição das fontes potáveis, além de afetar a economia e outros setores.
Assim é preciso que a conscientização sobre o uso sustentável da água seja a forma de preservar esta fonte, usando como meio a responsabilidade, fazendo com que surjam ideias futuras para uma melhor preservação. :)