Distribuição de lucros
12
INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL 04
INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL
IDENTIFICAÇÃO:
Título: PRÓ-LABORE E DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS
Atributo: CUSTOS ADEQUADOS
Processo: DEFINIÇÃO DA REMUNERAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS
ORIENTAÇÕES SOBRE O INSTRUMENTO:
O QUE É:
É um instrumento para orientar os sócios da empresa a separar claramente a vida financeira do negócio das suas necessidades pessoais de recursos. Não se pode sangrar a empresa por conta de necessidades pessoais. Afinal de contas, a empresa é uma entidade à parte, uma pessoa jurídica que deve ter seus recursos bem dimensionados para melhor enfrentar seus desafios no mercado.
PARA QUE SERVE:
Serve para orientar o cálculo e a definição do pró-labore e da distribuição de lucro. Estas definições são necessárias para se chegar ao pagamento justo de duas atividades de natureza diferente: o trabalho dos sócios na empresa e a remuneração do capital nela aplicado.
COMO SE UTILIZA:
O instrumento é utilizado a partir de algumas considerações que permitem um melhor entendimento do assunto, servindo também para orientar na adoção de uma forma adequada de lidar com a questão.
Existem duas formas de remunerar os sócios de uma empresa: o pró-labore e a distribuição de lucros.
O pró-labore é a remuneração dos sócios que trabalham na empresa e corresponde ao salário de um administrador contratado para isso. Assim, o valor do pró-labore deve ser definido com base nos salários de mercado para este tipo de atividade. Não se deve retirar mais recursos como prólabore do que se pagaria a um empregado que realizasse as tarefas que os sócios que trabalham na empresa realizam. Isto seria anti-econômico.
Já a distribuição de lucros equivale à remuneração do capitalista, trabalhando ele ou não na empresa. Os donos da empresa devem repartir o lucro advindo das operações como forma de remunerar seu capital empatado no negócio e os riscos assumidos pelo empreendimento. A divisão dos lucros se dá de forma proporcional à