Distribuição de energia eletrica
(Modelo Escolar)
Prof. Luiz Ferraz Netto leobarretos@uol.com.br Objetivo
Com esse projeto pretendemos dar ao aluno uma visão geral sobre a distribuição da energia elétrica, desde a fonte geradora, o transporte até a sub-estação e dessa até a bancada do laboratório da escola.
Complementamos o projeto com experimentos simples que podem ser feitos para simular uma rede elétrica real (sem perigos de 'choques'!) e desenvolver, paralelamente, outra série de experimentos, trabalhando com altas e baixas tensões.
Introdução
O Sol aquece as águas, acelerando a evaporação ... o vapor d'água sobe e se condensa formando as nuvens. Temos água estocada lá em cima!
Esse é o motor primário de toda uma posterior cadeia tecnológica que lhe permite, por exemplo, ler na sua tela, isso que estou escrevendo. Não pense que foi fácil chegar a essa explicação, plenamente satisfatória, dada nas poucas palavras acima.
Para tanto, foi necessário estabelecer um modelo para o funcionamento do Sol (o qual, com justiça, merece uma apresentação em Feira de Ciências), um modelo para descrever a transferência de energia dele (o Sol) até nós (e disso pode resultar um excelente trabalho sobre as partículas e as ondas eletromagnéticas), um modelo para o aquecimento, evaporação e condensação da água (motivo de atraente trabalho prático sobre essa grande conquista da termodinâmica), um modelo para a ascensão do vapor e um modelo para as nuvens (já pensou em apresentar um trabalho sobre as nuvens?).
Nota: Antes desses modelos, que são os grandes sucessos da Ciência, tais explicações recaiam sobre os ombros das mais variadas divindades, cada uma, conforme a cultura de cada povo, explicava tudo, até mesmo a origem dos homens. Hoje, centenas dessas divindades ainda sub-existem como desejos íntimos de muitos, e tais seguidores, inexplicavelmente, buscam avidamente 'provas científicas', ou seja, prova dentro de tais modelos, para seus deuses e mitos. Se tais