Distribuição de cargas eletricas
Engenharia de Controle e Automação
Prática 1
Distribuição de carga elétrica nos corpos e poder das pontas
Conselheiro Lafaiete – MG
2º semestre - 2012
Prática 1
Distribuição de carga elétrica nos corpos e poder das pontas
Relatório experimental apresentado à Faculdade Santa Rita – FASAR, na disciplina de Física III, como requisito parcial para detalhamento de experimento realizado em laboratório físico. Orientador: Professor Rômulo Felício da Costa.
Conselheiro Lafaiete – MG
2º semestre - 2012
Resumo
O presente ensaio demonstrará os conceitos sobre a distribuição de cargas elétricas nos corpos e o poder das pontas através do gerador de Van de Graaff. Serão analisados fenômenos como o eletromagnetismo, envolvendo eletrização, potencial elétrico dos corpos, concentração de cargas negativas.
Introdução
Em 1931 com o propósito de produzir uma diferença de potencial muito alta Van der Graaff inventou um gerador de corrente constante. Quando uma carga é colocada num gerador desse tipo, a corrente continua a mesma. É a voltagem que varia com a carga. No caso desse gerador, quando é aproximado um objeto aterrado no terminal de saída (esfera), a voltagem diminui, mas a corrente permanece a mesma. O gerador de Van de Graaff funciona através da movimentação de uma correia que é eletrizada por atrito na parte inferior do aparelho. Ao atingir a parte superior as cargas elétricas, que surgiram com o processo de eletrização, são transferidas para a superfície interna do metal, sendo então distribuídas para toda a superfície da esfera metálica, ficando carregada de cargas elétricas. Se durante o funcionamento do gerador aproximar o dedo ou um objeto de metal perceberemos leves