distribuição de bebidas
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Estudo e Implantação de Melhorias na Distribuição e no Transporte do Setor de Armazenamento
CURSO: Engenharia de Produção Professor TIDIR: Max
Camila Cristina Macieira Maciel Thais Mendes Silva Diego dos Reis Rossi Wilson Anderson Barbosa Philip Moreira dos Santos Yuri Pinto Macedo Priscila Martins de Jesus Silva
Resumo: Esse trabalho apresenta o estudo da logística no setor de armazenamento de bebidas, de maneira a melhorar o nível de serviço do processo de separação e de carregamento das cargas, avaliar o espaço e diminuir o custo dos recursos associados através do aumento de produtividade do processo. As matérias usadas como ferramentas, permitiram a avaliação e a priorização do setor de armazenamento podendo assim remodelar o processo de produção.
Palavras chaves: Logística, Armazenamento, Bebidas.
Para realizar o armazenamento (estocagem) de produtos, esteja ele em qualquer estado de produção (matéria-prima, semiacabado e acabado), usamos a logística que difere a linha de ação a ser tomada e a sua prioridade. As razões para a: redução de custos de transporte e de produção, coordenação entre demanda e oferta, auxiliar no processo de produção e no processo de marketing. Ballou (2001) apresenta alguns motivos que justificam a armazenagem na cadeia de suprimentos:
– Redução de custos de transporte e de produção: com a decorrência do melhoramento no transporte e produção, as despesas adicionadas podem se compensadas com custos mais baixos da armazenagem e o estoque associado.
– Coordenação entre demanda e oferta: empresas que possuem produtos de produção sazonal e demanda variável, recorrem em alguns momentos por manter uma produção em níveis constante durante um determinado período, a