Distribuidor de Sementes
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA - CAMPUS DO ARENITO
DISTRIBUIDOR DE SÓLIDOS
MAIO - 2014
CIDADE GAUCHA – PR
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA - CAMPUS DO ARENITO
BOMBA PULVERIZADORA COSTAL
Projeto a ser apresentado como requisito parcial para a obtenção da nota final do bimestre na disciplina de Maquinas Agrícolas. Docente: Prof. Reny.
MAIO - 2014
CIDADE GAUCHA – PR
1 INTRODUÇÃO
A aula pratica ministrada na UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – Campus do Arenito no dia 27/05/2014, onde foi realizada a aula pratica com o distribuidor de adubo e sementes Lancer 600 MDC, que é projetado para distribuir a lanço, calcário, fertilizantes, adubos e sementes em geral.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Classificação dos Distribuidores
Os distribuidores de fertilizantes e corretivos, quanto à forma de aplicação podem ser enquadrados nas seguintes classificações:
Gravidade - São os tipos de distribuidores de adubo sólidos mais antigos, com largura de distribuição geralmente não ultrapassando 3 metros. Seus órgãos de agitação e distribuição são mais frequentemente acionados por rodas transmissoras de movimento, que podem ou não ser as de suporte, funcionando por isso de forma proporcional ao avanço e realizando a distribuição por eixo aletado ou caracol.
Lanço - realizam a distribuição utilizando o princípio inercial (pendular) ou centrífugo, quando então estarão equipados de discos (simples ou duplos), ou rotores (cônico).;
Pneumático – neste tipo de distribuidor o fertilizante ou corretivo é transportado por fluxo de ar gerado por ventilador centrifugo até o tubo de distribuição. 3 METODOLOGIA
Com o Trator Massey Ferguson 283 - 4x2 TDA foi percorrido uma distância de 50 m, com velocidade de 6 km/h e