distribuicao de freguencias tabelas e graficos
A Estatística é um instrumento matemático muito utilizado em vários âmbitos da sociedade, organizando dados de pesquisas e apresentando informações claras e objetivas, assim sendo usada como um artifício destinado ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos e empiricamente observáveis.
Toda pesquisa envolve uma coleta de dados, que devem ser organizados e analisados, fazendo com o que a Estatística seja uma ciência que ordene o conjunto de métodos utilizados para a obtenção e organização de dados em gráficos e tabelas além da análise desses dados.
Dentro da Estatística temos a Distribuição de Frequência, na qual está responsável em organizar estes dados, geralmente é usada para a organização de uma grande quantidade de informações, de modo a admitir uma visualização completa do comportamento das variáveis que os determinam, ou seja, é um acondicionamento de valores que uma ou mais variáveis assumem em uma amostra, onde são reproduzidos por meio de tabelas nas quais servirão de base para a representação dos gráficos.
2. Desenvolvimento
2.1. Preliminares
Quando se estuda uma massa de dados é de frequente interesse resumir as informações de variáveis. Costuma-se, frequentemente, para uma melhor compreensão dos mesmos, distribuí-los em classes ou intervalos determinando-se o número de indivíduos pertencentes a cada classe ou intervalo. Desta forma, um arranjo tabular dos dados, juntamente com as frequências correspondentes aos mesmos é denominado distribuição de frequência ou tabela de frequência. Vejamos algumas definições:
2.2. Definições
2.2.1. População: Conjunto de pessoas ou objetos com uma característica comum.
2.2.2. Amostra: É o conjunto de elementos extraídos de um conjunto maior, chamado População, ou seja, é um conjunto constituído de indivíduos ou famílias ou outras organizações, acontecimentos ou outros objetos de estudo que o investigador pretende descrever ou para os quais pretende generalizar as suas