Distribui Ao E Abundancia Parque Flamboyant
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, perdendo somente para a Amazônia. Ocupa cerca de 21% do território nacional, sendo considerada a última fronteira agrícola do planeta. (Borlaug, 2002). Estende - se pelo Brasil Central em uma diagonal entre o litoral nordeste a leste e o Chaco a oeste. (IBGE, 2006).
Observando a heterogeneidade ambiental e a frequência das queimadas, o Cerrado s.l., ainda assim, apresenta uma enorme variação na estrutura de suas comunidades. (Coutinho 1978; Oliveira- Filho ET al. 1989; Ribeiro & Walter 1998).
Os fatores bióticos e abióticos vão determinar a diversidade de espécies de uma comunidade, tornando - a favorável para instalações e permanência de vida em um local. Uma vez que os indivíduos se acomodam, o meio se modifica para favorecer o estabelecimento das formas de vida, ocorrendo assim, interações entre os organismos, sendo essas transformações de energia e matéria de um nível trófico para outro das cadeias tróficas. Sendo assim, a diversidade de espécies está relacionada à estabilidade, produtividade, estrutura trófica e processos migratórios. (Sterling & Welsey, 2001).
São consideradas comunidades as plantas, animais, ou subconjuntos das mesmas. Sendo que há dentro de uma comunidade um grau variado de interação dos organismos entre si outros componentes abióticos e bióticos. (Pillar, 2002).
O estudo de comunidades tem como objetivo principal descrever a estrutura de diferentes tipos de comunidades no tempo e no espaço e identificar processos ecológicos que explicam tais diferenças. Para descrição de estruturas de comunidades usualmente é feita uma lista dos componentes, e suas respectivas quantidades (número de indivíduos, área coberta, etc.). (Pillar, 2002).
DESENVOLVIMENTO
Desenho 1 – Representação da área selecionada no Parque Flamboyant
Fonte: Os componentes do grupo deste trabalho. Arbóreos Gramíneos
Ecologia é uma palavra que foi usada pela primeira vez em 1869, por