Distinção entre Fonética e Fonologia
Cristiane Bressi Gacho1
O nível sonoro da linguagem é contemplado por duas disciplinas: a fonética e a fonologia.
A diferença entre fonética e fonologia ocorreu na primeira metade do século XX, através das ideias de Ferdinand de Saussure. A fonética segundo ele, estuda os sons da fala, empregado com métodos das ciências físicas e biológicas, interessa-se pelos efeitos acústicos elementares que nossa audição apreende como unidades, produzidos pela articulação dos órgãos fonadores.
Entretanto a fonologia estuda os sons da língua, ou seja, os sons da fala que funcionam linguisticamente. São aqueles que provocam mudança de significado em determinada língua. Neste caso, a fonologia tem de se fundamentar na fonética, pois a partir de elementos da fonética que os fonemas são depreendidos.
No Curso de Linguística Geral, Saussure, 1975 distingue fonética de fonologia. Segundo ele, “a fonética é uma ciência histórica, analisa acontecimentos, transformações e se move no tempo. A fonologia se coloca fora do tempo, já que o mecanismo da articulação permanece sempre igual a si mesmo”. (SAUSSURE, 1975, p. 43) Essas definições não têm o sentido das acepções atuais, mas, sabe-se que foram as dicotomias saussureanas que permitiram a distinção atual entre fonética e fonologia. (CARDOSO, 2009, p. 10).
A Fonética é o ramo da Linguística que estuda os sons da fala humana. É a ciência que apresenta métodos para a descrição, classificação e transcrição de todos os sons da fala. É a parte dedicada ao estudo da fala do ponto de vista fisiológico e articulatório. (SILVA, 2001, p. 23). A Fonologia (do Grego phonos = voz/som e logos = palavra/estudo) é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. Segundo Perini, é o nível de analise linguística da frase, e também o estudo das regras de pronúncia de uma língua. (PERINI, 1995, p. 49).
De acordo com Cagliari (2001, p.105) a principal preocupação da fonética é descrever os sons