Dist rbios do crescimento e da diferencia o celular
O crescimento celular como multiplicação celular, é responsável pela formação do conjunto de células que compõe os indivíduos. E necessário para repor as células que morrem pelo processo natural de envelhecimento que ocorre durante toda a vida. A diferenciação, por sua vez, refere-se à especialização morfológica e funcional das células que permite o desenvolvimento do organismo como um todo integrado. Como esses dois processos crescimento e diferenciação, os distúrbios do crescimento e diferenciação assumem grande importância.
Do ponto de vista replicativo , as células podem ser agrupadas em três grandes categorias:lábeis,estáveis e perenes .As células lábeis são aquelas que tem elevado índice mitótico e se dividem continuamente durante toda a visa do individuo .As células estáveis tem baixo índice mitótico mais não são capazes de proliferar quando estimuladas . As células perenes não se dividem mais após o nascimento, pois perderam a capacidade replicativa.
Esses conceitos podem ser analisados sob a visão do ciclo celular. Como os períodos de S,G2e M consomem tempo mais ou menos constante , o que varia é a duração do período G1.Após a fase M,as células estáveis deixam o ciclo,vão para o compartimento G0 e nele permanecem por período variando,se estimulados retornam ao ciclo na fase G1.
O controle do ciclo celular é feito principalmente por duas classes de proteína cdk e ciclinas.
Regulação do crescimento celular
Nos organismos multicelulares, o crescimento celular é regulado por mecanismos complexos e integrado, processo na qual participam fatores internos e externos das células. A população global de um individuo é mantida através da ação dos elementos que controlam tanto a taxa de multiplicação como a de sobrevivência das células.Esses dois fenômenos dependem dos sinais específicos que determinam quando as células devem se dividir ou quando devem morrer a fim de manter a população em níveis