Dist rbio Articulat rio

1708 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO

BRUNA VANESSA MENON

DISTÚRBIOS ARTICULATÓRIOS

IRATI
2014

BRUNA VANESSA MENON

DISTURBIOS ARTICULATÓRIOS

Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina de Motricidade Orofacial à professora Maria Fernanda, como parte da avaliação referente ao 2º semestre.

IRATI
2014

Distúrbio Articulatório: Dislalia
Os distúrbios de articulação são desvios da fala que envolve substituições, distorções, omissões e adições dos sons da fala. Dentre eles, encontramos o sigmatismo, gamacismo e rotacismo. De acordo com o site Wikipédia o sigmatismo (ceceio), é caracterizado pela pronúncia incorreta de fonemas, como s, e, x, j, ou z. Está associado a desordens nos órgãos fonoarticulatórios, dentários ou crânios-faciais, ou pela sucção de chupeta, prótese dentária e respiração bucal. Para Ries, “a conservação do sigmatismo pode ser para o resto da vida”.
O gamacismo refere-se à má pronúncia ou falta de q t e c. Normalmente há substituição de uma destas letras por uma consoante dental. Ex.: toelho, em lugar de coelho. O rotacismo (lalação) é a má pronúncia ou omissão do r. Este é trocado pela letra l.
Na Fonoaudiologia e no campo das Patologias da Linguagem, relativamente os “ distúrbios articulatórios”, aponta para uma cisão entre duas correntes principais que tomam como base, respectivamente : (1) a articulação – movimento dos articuladores para a produção dos sons da fala a, centrando, assim, sua atuação no orgânico (Massari, Spinelli & Trenche, 1993) e (2) a organização/funcionamento do sistema fonológico – alterações de fala assumidas como efeito manifesto de alterações linguísticas, ou melhor, como manifestações de um desarranjo na organização do sistema fonológico subjacente (Lamprecht & Menezes, 2001; Hernandorena & Lamprecht , 1988; Lamprecht,1995). O distúrbio articulatório é considerado uma “patologia” leve, mas pode complicar se persistir além da idade de aquisição de fala/linguagem,

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas