dissolução
Em química dissolução é o ato de misturar um soluto em um solvente. A água é o solvente universal. A dissolução fracionada por exemplo é empregada para separar uma mistura de sólidos, em que um é solúvel num determinado solvente e o outro não. É o caso de uma mistura de hidróxido de potássio e carbonato de cálcio. Como o hidróxido é bastante solúvel em água (o que não acontece com o carbonato), ao adicionar essa substância ao sistema, o hidróxido se dissolve. Por intermédio de uma filtração, separa-se o carbonato, o componente que não se dissolve. Em seguida, é só evaporar o solvente para obter o hidróxido de potássio puro.
Fracionada
Dissolução fracionada é o processo de separação utilizado em misturas heterogêneas de sólidos quando um dos componentes dela é solúvel em um líquido e o outro não.
À mistura, adiciona-se um líquido que dissolverá somente um dos componentes da mistura, enquanto o outro não.
Exemplos:
Na mistura de cloreto de prata e cloreto de sódio com a adição de água somente um irá se dissolver (NaCl = cloreto de sódio);
Outro exemplo , é a mistura de sal de cozinha (cloreto de sódio: NaCl) e água (H2O).Quando aquecido, o sal de cozinha (NaCl) permanece no fundo de onde foi aquecido, enquanto a água é evaporada (passagem do estado líquido para gasoso).
Filtração
Filtração: quando uma suspensão passa através de um papel de filtro, as suas partículas ficam retidas se o diâmetro da malha que forma o papel for suficientemente pequeno.
Decantação
Trata-se da separação de dois líquidos ou de um líquido e de um sólido, aproveitando a sua diferença de densidade. Para separar um líquido de um sólido de maior densidade deixa-se repousar durante certo tempo, para que o sólido se deposite no fundo do recipiente. Se as partículas sólidas forem muito pequenas, esse tempo pode prolongar-se por horas ou até mesmo dias. A partir do momento em que se depositou totalmente, inclina-se o recipiente com cuidado até se verter o líquido