dissolução de união estável
Fulano de tal, (qualificação), por seu procurador que esta subscreve (instrumento de mandato incluso), vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, propor
AÇÃO DE DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL C/C GUARDA E ALIMENTOS
em face de Ciclano, (qualificação), pelos fatos e fundamentos que passa a expor:
1. DOS FATOS
O Requerente conviveu em regime de união estável com a Requerida durante aproximadamente 02 (dois) anos. Dessa união nasceu ..........., nascido no dia .............. (doc. Anexo).
A vida conjugal do casal vinha sofrendo desgaste com desentendimentos e decidiram, amigavelmente, pela separação, há 06 (seis) meses.
Desde então, o casal decidiu que o menor .............. ficasse com a guarda do Requerente, pois a Requerida não tinha condições de cuidar do menor, em função de seu trabalho, fato este que vem sendo cumprido com dedicação e de forma correta pelo Requerente, para o bem estar da criança.
Na constância dessa união adquiriram alguns móveis que foram partilhados de comum acordo, sendo que nada mais há para partilhar.
Após a separação, o Requerente e o menor passaram a conviver na casa dos pais, portanto avós do menor .................., convivendo diariamente sobre os cuidados de seu genitor, ora Requerente, no período da tarde e da noite e no período da manhã frequenta a creche, quando sua avó leva às 7h:30min. e busca às 12h:00.
2. DO DIREITO
2.1 DA GUARDA
O Requerente detém a guarda do menor ................, seu filho, desde a separação com a Requerida, há 06 (seis) meses, por decisão do casal, pois a Requerida assim preferiu por não ter condições de cuidado, em função do trabalho.
Assim, o menor passou a frequentar um ambiente familiar agradável e prazeroso, na companhia do pai e dos avós.
Vale ressaltar que é no ambiente familiar que a criança adquire conhecimentos e vai moldando sua