Dissociaçao
A dissociação ocorre principalmente com bases e sais, como se vê nos exemplos a seguir:
Ca(OH)2(aq) → Ca2+(aq) + 2 OH-(aq)
NaCl(aq) → Na+(aq) + Cl-(aq)
KBr(s) + (eletrólise ígnea) → K+(l) + Br-(l)
Constante de dissociação
Supondo uma situação de dissociações reversíveis em um equilíbrio químico
a constante de dissociação Kd é a relação entre o que foi dissociado pelo que permaneceu associado
PIENTO² = PI³- + ENTO²+
Sais
A dissociação de sais pela solvatação em solução aquosa representa a separação entre cátions e ânions. O sal original pode ser recuperado pela evaporação do solvente ou pela cristalização em um resfriamento.
Ionização é um processo químico mediante ao qual se produzem iões, espécies químicas eletricamente carregadas, pela perda ou ganho de electrões a partir de átomos ou moléculas neutras. Há várias maneiras pelas quais se podem formar iões. Na ionização de um ácido, por exemplo, a molécula de água é responsável por capturar um hidrogénio que está polarizado positivamente no ácido, formando o ião hidroxónio (H3O+) e um anião (A-, sendo A um elemento ou composto presente no ácido).
HA(aq) + H2O → H3O+(aq) + A-(aq)
No que se refere à radiação, há uma forma de ionização produzida pelas radiações ionizantes que tranferem muita energia ao átomo atingido deixando-o instável, podendo gerar a fissão nuclear. Esse tipo de ionização é muito perigosa aos seres vivos, pois pode ocasionar mutações genéticas e cancerígenas. O exemplo a seguir é uma equação química que representa a ionização radioativa:
20Ca40 + Radiação ionizante → 2α4 + 18Ar36
Pode-se também fornecer energia para o átomo liberar os seus electrões. Inclui-se aqui a
propriedade