Dissertaçãosobre artigo da veja
1058 palavras
5 páginas
JANAÚBA, 29 DE NOVEMBRO DE 2008.DISSERTAÇÃO SOBRE O ARTIGO DA VEJA
ELIZANA SARAIVA MEIRA SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE JANAUBA-ISEJAN esmfenix@hotmail.com
Esta dissertação foi elaborada em consequência do artigo “As Cidades Que São Número UM”, redigido por Daniel Biasetto e Mariana Amaro, na revista Veja, edição de número 2070, datada de 23/07/08; onde a cidade de Janauba é citada como A Menor Mortalidade Infantil.
Palavra Chave: Região Mais Pobre de Minas Gerais.
Este artigo tem por finalidade, comprovar que há divergência na reportagem em supra, quando os autores se referem à região em que se situa a cidade de Janaúba, de forma pejorativa, como sendo uma das regiões mais pobres de Minas Gerais. Assim como, atribui à cidade de Santa Cruz do Sul, como O Melhor Sistema de Saúde, com um percentual de 90% de cobertura do sistema público. A seguir trechos da reportagem que consta o enunciado.
A MENOR MORTALIDADE INFANTIL
Janaúba está situada em uma das regiões mais pobres de Minas Gerais, mas registra apenas 4,1 óbitos por cada 1 000 nascidos. A média nacional é de 25 óbitos por 1 000 nascidos. Janaúba alcançou o índice, melhor que o americano e equivalente ao suíço, nesta década, graças a um programa que deu atenção especial às gestantes e às crianças em situação de risco. Há apenas oito anos, a mortalidade infantil atingia 31 em cada 1 000 nascidos no município.
O MELHOR SISTEMA DE SAÚDE
Santa Cruz do Sul é mais conhecida como a capital do fumo. No nordeste gaúcho, a cidade abriga o maior complexo beneficiador de fumo da América Latina. Mas gasta 30% do seu orçamento com saúde. A cobertura do sistema público alcança 90% da população, muito acima do padrão de 25% recomendado pela Organização Mundial de