dissertação
FATORES QUE INTERVÊM NO PLANEJAMENTO DE RH:
Absenteísmo ou ausentismo é a frequência e/ou duração do tempo de trabalho perdido quando os empregados não comparecem ao trabalho.
A fórmula abaixo serve para calcular o índice de absenteísmo, pois reflete o número de pessoas sobre dias de trabalho no perdido/mês, dividido pelo numero médio de empregados multiplicado pelo numero de dias de trabalho.
MAS COMO FICAM AS AUSÊNCIAS POR ATRASOS DE MINUTOS
OU DE HORAS?
A maioria das organizações preferem transformar os dias em horas para incluir faltas e atrasos:
Na fórmula abaixo o índice de absenteísmo igual ao Total de pessoas sobre horas perdidas, dividido pelo Total de pessoas sobre horas de trabalho.
FATORES QUE INTERVÊM NO PLANEJAMENTO DE RH:
Também, existe o índice de absenteísmo relativo ao pessoal afastado por períodos prolongados de tempo, que inclui as ausências prolongadas, como férias doenças ou ausências justificadas nos seus índices de absenteísmo.
Para capturar o custo total das ausências, pode-se incluir todos os dias de trabalho perdidos, por quaisquer dos motivos de afastamentos abaixo:
- Férias
- Doença
- Maternidade
- Acidentes de Trabalho
- Licenças de toda espécie.
Ou então calcular as chamadas presenças pobres, que incluem apenas aquelas que o empregados podem controlar pessoalmente (como faltas ou atrasos por motivos particulares, perfeitamente evitáveis)
FATORES QUE INTERVÊM NO PLANEJAMENTO DE RH:
O índice de absenteísmo pode ser mensal ou anual.
Exemplo:
Se o índice de absenteísmo mensal é de 3%, a organização conta, na realidade, com 97% de sua força de trabalho no período.
O absenteísmo é afetado pela capacidade:
-
Profissional dos empregados;
-
Pela motivação para o trabalho;
-
Além de fatores internos e externos ao trabalho.
FATORES QUE INTERVÊM NO PLANEJAMENTO DE RH:
A motivação para a assiduidade é afetada pelas práticas organizacionais (como