Dissertação
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH
Curso de História
Cultura e Cidade
Aluno Francisco Luan Torres
RESENHA
- GIRÃO, Glória Giovana S. Mont’Alverne. As Transformações Socioculturais em Sobral (1870-1920) Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, 2001.
- SANTOS, Carlos Augusto Pereira dos. Entre o Porto e a Estação: Cotidiano e Cultura dos Trabalhadores Urbanos de Camocim (1920-1970). Tese de Doutorado. Universidade Federal de Pernambuco, 2008.
Sobral/CE
01 de dezembro de 2009
DISSERATAÇÃO DE MESTRADO DA PROFª GIOVANA MONT’ALVERNE
No texto trabalhado abrange a introdução e primeiro capítulo de sua dissertação de mestrado, com um tema relacionado a sociedade sobralense.
A professora Giovana é graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, já foi professora de rede pública de ensino do estado, foi professora do curso de História-UVA, hoje ela é pró-reitora de cultura da UVA e diretora do Museu Dom José.
Na introdução ela comenta na época que ela lecionava na UVA, a disciplina História Local, ela abordava muito sobre de fato a história de Sobral e sua Região como se desenvolveu a Região Norte do Ceará. Que os marcos cronológicos estabelecidos vão da data de 1870 e 1920, período de efervescência econômica e cultural de Sobral. Ela destaca a implantação da estrada de ferro de Sobral (Sobral-Camocim).
Com a implantação da Estrada de Ferro nessa região muitos progressistas (a favor), diziam que traria m prosperidade, modernidade, riquezas e trabalho para os flagelados da seca. Outros (contra), perguntavam, na verdade ia beneficiar a quem de fato, pois a Estrada de Ferro era para mais para a sociedade da elite na época e não os pobres. Faço até um comentário, que a Estrada de Ferro Sobral-Camocim tinha na realidade outro percurso melhor para ser construído, mais por influência de um político de prestígio no Império, mudou para um percurso