Dissertação
Este trabalho foi realizado pensando no aprendizado do aluno. Ele ressalta a magia da dissertação.
Um texto dissertativo é a redação que tem por objetivo expressar uma opinião, um ponto de vista em relação a um determinado assunto.
O objetivo desse texto é convencer o leitor a concordar com sua tese. Para isso, são usados argumentos claros e organizados, que podem se apoiar em dados, fatos ou idéias.
Esperamos que você aprecie o nosso desenvolvimento e tenha uma boa leitura.
Estrutura do texto dissertativo Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação cientifica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em principio, o texto dissertativo não está comprometido com a persuasão e, sim, com a transmissão de conhecimentos. Introdução:
Considerada a abertura do texto, tem como função apresentar a ideia principal e sugere aspectos que serão desenvolvidos. É a união do tema (geral), do assunto que se vai abordar, e do objetivo.
Muito cuidado com essa primeira etapa da dissertação, pois as primeiras cinco linhas (de 5 a 7 linhas no máximo) são decisivas. Se ficar ruim, você perde o leitor. Prefira frases curtas e algo que surpreenda, uma palavra inesperada.
Exemplos:
“Após a queda do muro de Berlim, acabaram-se os antagonismos leste-oeste e o mundo parece ter aberto de vez as portas para a globalização. As fronteiras foram derrubadas e a economia entrou em rota acelerada de competição.”
“Atualmente no Brasil, as pessoas estão perdendo a noção de identidade. Vivem de acordo com a moda e nem se dão conta disso.”
Desenvolvimento:
É a argumentação propriamente dita. É a parte mais significativa da dissertação, pois traz argumentos, razões, provas e raciocínios que fundamentam e sustentam a ideia apresentada na introdução. É no desenvolvimento, por meio de uma exposição clara,