DISSERTAÇÃO O PSICOLOGIA AMBIENTAL
Dissertação:
Diante da afirmativa de Kurt Lewin (1965):
“Comportamento é a função da interação entre pessoa e ambiente, indicando que as ações humanas são fruto das relações entre pessoa e ambiente sob os quais se influencia mútua e continuamente”, pode-se observar tamanha influência de um para com o outro nos mais variados aspectos, principalmente os aspectos psicólogicos.
Afirmação esta que nos leva a refletir como se dá a interferência e/ou influência. Inicialmente é nescessário dizer que “o ambiente observadonão é nescessariamente o ambiente real, pois a subjetividade, a singularidade do indivíduo é o que cosntrói o significado daquele determinado ambiente. Este processo de sihgnificaçãose dá gradativamente e parcialmente, cada espaço , cada imagem do determinado ambientese simboliza ao sujeito de acordo a sua vivência, sua cultura, sua singularidade humana. Assim como o estado psicológico ( depressão, euforia, expectativa) podem alterar a percepção do ambientede forma a sentir com agradável sensação de bem estar , ou ainda pode se fazer desprezível , inclusive desencadear um processo psicológico aversivo ao determinado ambiente.
Esta resposta psicológica em relação ao ambiente poderá afetar tanto psicologicamente o indivíduo quanto com reações fisicas, como por exemplo: numa perícia psicológica, desde a entrada do candidato na clínica, já é notável a ansiedade, faz-se então o cadastro e o preenchimento de questionário, onde normalmente o candidato apresenta incompreenção decorrente do nervosismo, quando o mesmo entra na sala de avaliação psicológica, normalmente as mãos suam, vê-se tremuras , pode-se observar que este comportamento não se aplicado a todos os cadidatos que serão submetidos a avaliação, ou seja a interação do sujeito com o ambiente é muito singular, pode ser