Dissertação sobre a influencia da Filosofia na publicidade
Antes de entendermos a influência da filosofia na Publicidade devemos entender o que é a Filosofia em si. “A Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.” Ou seja a filosofia é o estudo do ser Humano e de sua visão de mundo declarada, sendo ela pessoal ou geral.
Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem se basear em dados ou estatísticas ou por buscas de uma resposta exata sobre o que busca. A filosofia é o estudo do próprio raciocínio e da existência do ser humano seja ela individual ou coletiva.
Agora que sabemos o que é a filosofia e seu campo de estudo em si podemos dizer quais seriam as influencias dela na publicidade. Sendo que a publicidade é o ato de tornar algo público, temos várias maneiras de se fazer essa publicidade, sedo elas por meios de canais e veículos de comunicação como por exemplo: Emissoras TV, Rádio, jornais e etc. E todos esses exemplos tem algo em comum que é a mensagem passada por eles, e é nessa mensagem onde a filosofia irá ser aplicada, é nela que a Influência será feita.
Linguagem filosófica é uma ferramenta nova na publicidade. É um tipo de apelo emocional e tem o objetivo de provocar reflexão, propor ideias em lugar de impor uma forma de pensar.
E por ter essa dinâmica diferente ela acaba tornando a peça mais prazerosa aos olhos do consumidor.
Por exemplo a propaganda do Pão de açúcar que nos faz refletir com a campanha Perguntando: O que faz você feliz? Ou até mesmo a campanha do Kaiak. Onde a questão é: O que move você? Essas propagandas citadas a cima tem em comum os questionamentos feitos e o pronome você tornando a campanha efetiva ao ser direta ao consumidor e o desafiando a pensar, com isso a campanha se torna mais envolvente ela inclui o consumidor em sua didática e usa o