dissertação sobre Politicos
O homem foi criado para viver em sociedade, sociedade essa que no decorrer da história, foi vivenciando mudanças de pensamento, atitude paradigmas.
Primeiramente o ser humano precisa se conhecer, para depois poder compreender o outro. Isso não é tarefa fácil, já que em sociedade deparamos com pessoas muito diferente de nós. Cada um pensa, age e reage de uma derteminada maneira, em diversas situações.
Alguns pensadores, ao longo do tempo, fizeram suas condições sobre o que é o ser humano.
A pessoa não pode ser vista de forma diferente e então que ser humano é um ser em construção, e tem grande potencial para a mudança. Todos buscam freneticamente ser feliz, mais dificilmente pensam na felicidade e bem estar dos outro. Para que ele comece a pensar e agir de forma diferente, ele faz um exercício filosófico. No pensamento grego o homem é entendido como um eixo unificador da ordem do universo, mas, o homem é caracterizado pela sua própria essência e alma. Percebe-se que no pensamento primitivo grego o homem é apresenta um duelo da alma espiritual e o corpo material. No pensamento cristão entende se que o mundo procede da livre palavra criadora de Deus, e que o homem esta inserido na ordem objetiva e universal que tem seu fundamento em Deus. Para os cristãos o homem em sua dignidade, sua realização, seu chamado a ser filho de Deus, viver fraternalmente na dignidade é uma ideia muito elevada. No pensamento moderno, o homem passa a ocupar o centro: é o que chama Antropocentrismo, com as descobertas cientificas que será possível através da racionalidade, a pretensão é que o ser humano se tornará autônomo. Com isso, o “ter” passou a ser extremamente valorizado e desejado, o homem passa a ser o centro das atenções. Já em corretes de pensamento o mundo do homem é um mundo pessoal, por outro lado, e irrepitivel, constitui-se a se mesmo na liberdade, na auto-decisão e na autorresponsabilidade. Como já foi