Dissertação sobre desigualdade social no brasil
Desde muitos anos atrás o Brasil enfrenta a praga do século. Não é a AIDS, não é o Câncer. É pior que isso, é a Desigualdade Social.
A desigualdade social consiste em ‘’mais pra uns menos pra outros’’. Essa desigualdade não é apenas uns moram na favela outros em bairros chiques, vai, além disso. Ela engloba a preferência que o governo dá para alguns problemas sociais e simplesmente esquecem-se dos outros.
Um bom exemplo é a ‘‘Bolsa Crack’’. A bolsa crack baseia-se em salário de mil trezentos e cinquenta reais para famílias com dependentes químicos. Entretanto, o salário mínimo no Brasil está na faixa de setecentos a oitocentos reais. A partir daí podemos concluir que há um abismo de desigualdade social, um trabalhador que trabalha todos os dias ganha menos que mil reais para sustentar uma família, e a família de um dependente químico ganha mais de mil reais por mês.
O exemplo citado acima é apenas um de muitos visto. Outro problema, outra desigualdade que está abaixo dos olhos das pessoas é a desvalorização dos Índios, (que na verdade são os reais donos do território brasileiro) não tem direito da sua própria terra e ainda sofrem preconceitos. A música ‘’Que país é esse’’ da banda Legião Urbana retrata bem esse exemplo quando diz ‘’(...) “Mas o Brasil vai ficar rico, vamos faturar um milhão, quando vendermos todas as almas, dos nossos índios num leilão.”
Campanhas políticas prometem que acabarão com os problemas em relação a fome, moradia e emprego, e acham que resolvendo isto, a desigualdade estará acabada, se enganam. Como já citado, a desigualdade social, vai mais afundo, engloba muito mais, vai desde estes problemas até a não importância ao resto dos problemas socias, vai até a diferença que se é imposta entre empregos, etnias e religiões.
O Brasil precisa acordar e perceber que um dos problemas sociais que mais impedem nosso desenvolvimento é a desigualdade social, resolve-lo não é fácil, mas pode-se começar, e em