Dissertação para compreensão da obra Nobreza e Arete
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais
Curso de Filosofia Nerivaldo da Silva Pereira
Dissertação para compreensão da obra Nobreza e Arete
Caicó - RN
2014
Nerivaldo da Silva Pereira
Dissertação para compreensão da obra Nobreza e Arete
Dissertação apresentada à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte para obtenção de nota na disciplina de Ética
Área de concentração
Caicó - RN
2014
É expressamente proibida a comercialização deste documento, tanto na sua forma impressa como eletrônica. Sua reprodução total ou parcial é permitida exclusivamente para fins acadêmicos e científicos, desde que na reprodução figure a identificação do autor, título, instituição e ano da dissertação.
A Arete era um tema central do pensamento grego e se concebeu no meio daquela que era uma sociedade absolutamente aristocrática. Naquela época a formação do homem envolvia uma ideia de Homem ideal, para eles o fundamental era ter uma grande honra, uma grande Arete através dos grandes feitos.
Para os gregos daquela época a ideia atual de igualdade entre os homens parecer-lhes-ia ridícula, pois havia uma hierarquia, por todos respeitada, na qual a posição era determinada pela honra de cada um. Porém a Arete não foi sempre a mesma, na época de Homero, por exemplo, significava, sobretudo uma força, uma capacidade. Por exemplo, vigor e saúde eram a Arete do corpo; enquanto que sagacidade e penetração, a Arete do espírito. Mais tarde o conceito foi ampliado para incluírem-se também os atributos morais ou outras excelências que não a força propriamente dita ante a nova imagem do homem perfeito, para o qual a ação e a nobreza de espirito estavam lado a lado e só assim poder-se-ia encontrar o verdadeiro objetivo.
Em relação a isso tinha-se naquele período, a altivez (orgulho nobre; arrogância) e a magnanimidade (generosidade)