Dissertação Consequências da Transformação de Lorentz
Data: 11/12/2014
Física A – Dissertação sobre Consequências da Transformação de Lorentz
O movimento é um conceito relativo que deve ser sempre referido à um referencial específico, sabendo que cada observador pode usar referenciais diferentes. Tentaram usar um referencial absoluto, porém tal forma é um tanto irrelevante de pensar em aspectos como velocidade e comprimento, ambos em repouso ou em movimento.
A Transformação de Lorentz resume-se em um conjunto de relações (fórmulas matemáticas), tendo em vista a velocidade da luz em conexão com o campo eletromagnético de uma carga em movimento. No entanto, tais relações conjuntam certas consequências, de acordo com a contração do comprimento de uma variação de espaço, e sua dilatação do tempo em um intervalo de tempo.
Pela primeira consequência da contração do comprimento equivalente ou distância do movimento de seus pontos extremos, devem ser registradas simultaneamente. Portanto, de acordo com tais argumentos, essa simultaneidade não é essencial para o referencial que vê esse corpo em repouso, porém, é essencial para o referencial que vê esse corpo em movimento, que ele meça os dois pontos extremos ao mesmo tempo. Constatando-se que o comprimento medido em comprimento tende a ser menor que o comprimento medido em repouso.
A segunda consequência é da dilatação do tempo que pode ser definido como um intervalo de tempo entre dois eventos medidos por observador referencial. Considerando dois eventos ocorridos no mesmo local relativo ao mesmo observador, porém, eles estão em movimento ou em repouso. No entanto, levando em consideração os dois momentos num mesmo evento, tem-se que o intervalo de tempo passa para cada um deles, sendo que um tem uma velocidade constante. Constatou-se que, dependendo se os dois eventos ocorreram no mesmo local, porém, com tempos diferentes para um observador em movimento, parecem ter uma duração maior do que para um observador em repouso relativo.
É