Dissertação Calculo Climatização
Para que o projeto e a instalação do sistema de climatização sejam realmente eficazes, deverão ser considerados os seguintes elementos: fontes de calor internas, fonte de calor externas, entre outros.
As fontes de calor (externa) originam-se no meio exterior e atingem o ambiente condicionado de diversas formas, como: ganho de calor devido ao ar externo; ganho de calor devido à penetração por condução através de janelas, paredes, divisões, tetos, telhados; radiação solar, através de janelas, paredes, portas e telhados.
Já para as fontes de calor interno devem ser considerados principalmente: pessoas, iluminação, motores elétricos, motores dos equipamentos de ar condicionado, dissipação de calor por equipamentos, cargas especiais etc.
Para o calculo de carga térmica devem ser considerados todos os calores sensíveis e latentes. O calor sensível é definido como a quantidade de calor que se acrescenta ou se retira de um corpo e que pode ser medido por mudança de temperatura. Já o calor latente é a quantidade de calor que se acrescenta ou se retira de um corpo e que causa sua mudança de estado.
Os estudos e cálculos aqui apresentados estão em conformidade com a norma brasileira regulamentadora, Norma Brasileira (NBR) de número 16401 “Instalações centrais para ar condicionado” da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT).
5.1 CALOR POR TRANSMISSÃO
Foi considerada uma diferença de calor entre o ambiente externo e o ambiente interno condicionado. Essa relação pode ser encontrada na Norma Brasileira (NBR) de número 16401,