Dissertação: bebida alcoólica na adolescencia
O aumento de bebidas alcoólicas na adolescência
O aumento de bebidas alcoólicas na adolescência vem aumentando constantemente devido à influência de amigos maiores de idade e a ausência dos pais.
Nota-se que o aumento de adolescentes nos bares bebendo é muito maior do que antes por causa da influência de amigos. Observa-se que costumam beber diariamente.
Outro fator que vem acontecendo é o aumento de jovens que com bebidas no sangue agridem os pais e fogem de casa. Isso porque as bebidas causam vicio e além disso a pessoa pode até morrer se não beber.
Sendo assim os indivíduos de hoje estão no mundo das bebidas devido à influência dos amigos e a falta de presença dos pais para conversar e dar apoio para eles não beberem.
É cada vez maior o número de adolescentes que ingerem bebidas alcoólicas. Estima-se que cerca de 50% dos adolescentes as consumam com regularidade.
Os adolescentes iniciam-se na bebida alcoólica por variados motivos: curiosidade, sentimento de auto-afirmação, desejo de desinibir-se, baixa auto-estima, vontade de ser aceito em um determinado grupo, etc.
Impedir a iniciação dos adolescentes no consumo do álcool é tarefa extremamente difícil, pois muitas vezes são os próprios pais que permitem que os filhos tomem os primeiros goles em casa.
De outro lado, os jovens muitas vezes imitam o comportamento dos pais: se eles percebem que os genitores lidam com as frustrações e ansiedades fumando cigarros ou ingerindo álcool, estarão ‘recebendo’ a mensagem que devem usar essas substâncias em caso de ansiedade ou frustração.
Outro grave problema é o grande espaço que a propaganda de bebidas alcoólicas tem no horário nobre da televisão. Inegável que a mídia é formadora de opinião, promovendo verdadeiro culto às bebidas alcoólicas.
O governo federal, por meio da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já se mobiliza para expedir proibição de propaganda de bebidas alcoólicas na televisão, à semelhança do que foi feito