Dissertação argumentativa: As contribuições de Auguste Comte para a Sociologia
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1798 - 1857) é conhecido como o “pai” da sociologia, isso se deve ao fato de que seu trabalho contribuiu muito para chegarmos a essência sociologia. Começando pela alteração do nome, a sociologia antes recebia o nome de física-social, Comte teve grande influência nos pensamentos dos sociólogos que até mesmo décadas depois de sua morte. Ele tinha como objeto de estudo a população urbana, industrial, capitalista na Europa do século XIX mas mesmo assim muito do que ele disse pode ser aplicado até hoje.
A ruptura ficou mais conhecida pela mudança do nome mas não parou por ai, Comte desenvolveu o pensamento organicista, isto é, a sociedade é composta por órgãos que a fazem funcionar, grupos que quando funcionam corretamente a sociedade pode existir. Isso pode ser visto no nosso mundo atual, em nossos órgãos (governo, família, religião...) que fazem com que a nossa vida em sociedade seja possível, como o conjunto de leis e afins.
Ele criou no positivismo que era uma evolução, mas não o conceito biológico que dizia o melhor era aquele que sobrevivia e sim uma nova concepção. Nessa concepção o mais evoluído não era o melhor e sim aquele que se adaptava ao meio, independentemente de ser julgado o pior se ele tem a habilidade de se adaptar o torna evoluído.
Augusto Comte criou teorias que podem ser aplicadas na sociedade atual, ideias básicas que foram desenvolvidas a partir dos estudos dele e são aplicadas em sua essência nas teorias seguintes, como por exemplo a de Durkheim.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FIEO – UNIFIEO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA DE PEDAGOGIA
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO
AS CONTRIBUIÇÕES DE AUGUSTE COMTE PARA A SOCIOLOGIA
Trabalho apresentado como nota parcial de avaliação á disciplina de Sociologia sob responsabilidade do professor Ubiratã.
Aluna: Nadine Matoso Céspedes