dissertaçao
NILTON SILVA DOS SANTOS
EXERCÍCIO ETNOGRAFICO
TURMA SSM2
VITÓRIA
2012
NILTON SILVA DOS SANTOS
EXERCÍCIO ETNOGRAFICO
TURMA SSM2
Trabalho apresentado ao professor Isaias Alves, na disciplina de Antropologia, do curso de Serviço Social, 2º período matutino como requisito parcial para aprovação no semestre.
VITÓRIA
2012
Exercício Etnográfico: Turma SSM2
A turma do curso Serviço Social Matutino 2º Período (SSM2) reuni-se de segunda a sexta-feira, de 7:10h às 10:50h da manhã na sala 223, 2º andar no prédio da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, localizada a Avenida Vitória, 950-Forte São João, Vitoria/ES.
A turma SSM2 é composta por 20 alunos, sendo 17 mulheres e apenas 3 homens. Completa a turma 5 professores (Antropologia, Ciências Políticas, Formação Econômica e Social do Brasil e do ES, História e Teorias do Serviço Social e Questões Contemporâneas) que passam 3:20h por semana, em dias intercalados com os alunos, exceto a professora de Ciências Políticas, que passa apenas 1:40h por semana.
A turma é bem heterogênea, formada por pessoas de diversas classes sociais, diversas idades, religiões diferentes, algumas casadas, outras solteiras, mães e donas de casa, algumas empregadas, outras desempregadas, etc.
Observei que a turma está dividida geograficamente em dois grupos que chamarei aqui de lado A e lado B. Tanto o lado A quanto o lado B possuem suas ramificações, composto por pequenos grupos que se formaram a partir de afinidades, modo de pensar ou até mesmo devido às circunstancias de momentos.
O grupo “Top Five” tem uma afinidade incrível e às vezes, dá a impressão que, apesar de serem de regiões diferentes e terem se conhecido na sala 223, são amigas de longa data. O grupo “Rebeldes sem Causa” surge de acordo com a situação e pode ser composto por um ou mais membros de acordo com o momento.