Dissertativa Antropologia
A antropologia estuda a especificidade cultural de cada povo, de cada grupo social, de cada realidade cultural. Para a ciência antropológica a diversidade cultural é de extrema relevância, pois o estudo do homem é feito com base nessas diversidades de culturas, raças, religiões, distintas nacionalidades entre outros. Nas etapas de pesquisa etnografia e etnologia, é necessário que o antropólogo se dispa de todos os julgamentos pessoais e de qualquer valor sobre o olhar cultural e assim possa se aprofundar e analisar as culturas por meio de um estudo comparativo. A importância da diversidade cultural na antropologia é que através de estudos o homem possa compreender que não há apenas uma cultura no mundo, com o olhar etnocêntrico, onde existam pessoas superiores ou inferiores, e sim compreender o relativismo cultural partindo do pressuposto que cada cultura se expressa de uma forma diferente. Dessa forma, trata-se de pregar que a atividade humana individual deve ser interpretada em contexto, nos termos de sua própria cultura.
Por que a antropologia não prioriza o estudo apenas da civilização ocidental, mas de todos os tipos de culturas existentes no planeta.
Por que a antropologia cultural produz um estudo que consiste em estudar o homem inteiro, em todas as sociedades, sob todas as latitudes em todos os seus estados e em todas as épocas. A antropologia tem como foco o estudo da sociedade e a sociedade não é natural e sim cultural, pois não existe somente uma cultura no mundo. A humanidade faz parte de um universo pluralizado sob a diversidade cultural.
O encontro com as outras culturas (alteridade) a partir da reflexão antropológica, contribui para que o homen ocidental entenda que sua sociedade não é natural e sim