Disserta O Filos Fica
Filosofia
Disciplina:
Dissertação Filosófica
1) Por que Vilson Leffa informa que o texto cria representações no leitor? Dê exemplos.
R: Porque a leitura é atividade que estimula os sentidos do leitor abrangendo o cognitivo e o afetivo, bem como também o neurológico. Por ser uma atividade que abrange um alto nível de complexidade, e que a mesma se desenvolve em várias dimensões: neurofisiológica, cognitiva, afetiva, argumentativa e simbólica; e cada qual possui função determinada para que se atinja o objetivo final. A leitura é definida como um processo de representação, envolvendo o sentido visual, no qual o leitor olha e vê coisas diferentes em uma mesma coisa; ocorre de forma intermediada, atuando como um espelho, refletindo o entendimento do receptor, em suas diversas fragmentações, e não a mensagem devidamente formulada e enviada pelo emissor. Porém, para que ocorra o entendimento dessa fragmentação e entendimento da leitura em seus respectivos campos, faz-se necessário que antes tenha ocorrido um prévio conhecimento desse universo simbolicamente representado pela escrita, e que deve ocorrer principalmente na escola através da estimulação e do gosto do indivíduo pela leitura. Um dos exemplos que podemos citar é o da representatividade, o desenvolvimento de habilidades leitoras, ampliar o repertório para que o leitor transcenda os significados para além dos textos, entre outros.
2) Em uma leitura filosófica temos presente, com maior ênfase, a extração de conhecimento ou atribuição de significados em um texto? Justifique sua resposta.
R: Em uma leitura filosófica temos com maior ênfase a atribuição de significados. Tal afirmativa deve-se às colocações que estudamos e nas quais explicita-se não apenas o gosto pela leitura mas, a capacidade de transcender o que se está lendo, encontrando significados que personalize a leitura e que a mesma deixe de ser algo meramente