Disserta o As ferramentas de tecnologia como pr tica social
Atualmente, é grande o número de escolas que trabalha a informática na educação, inclusive com o uso de softwares educativos e a internet. No entanto, muitas delas contratam professores exclusivos para as aulas de informática educativa, criando às vezes um problema, pois nem sempre estes professores estão preparados para realizar um trabalho que vise o desenvolvimento e acabam realizando um trabalho isolado que não passa além da porta do laboratório. Por outro lado, é fácil encontrarmos professores que negam o uso da informática educativa na educação, pois sentem medo de serem substituídos e até de não saber manusear a máquina.
As novas tecnologias na educação
As novas tecnologias marcam uma nova etapa na vida da sociedade, conduzindo a novas formas de viver, de trabalhar e de pensar. Mas para escolas e para muitos professores, a informática continua a ser um corpo estranho, que provoca sobretudo incomodidade. O receio de ficar para trás tem levado a escola investir na compra de equipamentos, muitas vezes deixando para segundo plano o ensino das novas tecnologias.
A grande razão é que a entrada na sociedade da informação implica em uma nova missão para a escola. Sua missão fundamental já não é a de preparar uma pequena elite para estudos superiores e proporcionar à grande massa os requisitos mínimos para uma inserção rápida no mercado de trabalho. Mas de proporcionar para a maioria dos estudantes um modo criativo, crítico, e interveniente numa