Dissecação de um rim
Material
- Rim de Porco
- Luva de borracha
- Sonda canelada
- Tabuleiro de dissecação
- Pinça
- Bisturi
- Papel de limpeza
- Tesoura
Procedimento
1) Calça as luvas, observa a superfície externa do rim e localiza as zonas que estudaste.
2) Introduz a sonda canelada no uréter.
3) Corta o rim longitudinalmente, separando as duas metades. Observa e identifica as diferentes zonas.
Resultados
Discussão dos Resultados
1) Quais são as zonas o rim que consegues identificar?
Ao observar o rim consigo constatar que antes de mais está dividido em duas zonas, a Zona Cortical e a Zona Medular. Ao longo da Zona Cortical consigo observar que existem vários triângulos que têm o nome de Pirâmides de Malpighi, que estão “ligadas” a uma outra parte do rim, o Bacinete que liga ao Uréter. Consigo ver que faz também parte da constituição do rim uma Artéria Renal e uma Veia Renal. Por último consigo observar que todo o rim está envolto numa película cujo nome é Cápsula Renal.
2) Como é revestido o rim?
O rim é revestido por uma espécie de película chamada Cápsula Renal.
3) Refere outras partes constituintes do sistema urinário, além do rim.
Outras partes constituintes do sistema urinário além do rim são: os ureteres que são órgãos de forma tubular que fazem o transporte da urina entre os rins e a bexiga, a bexiga que é uma bolsa muscular e elástica que acumula urina até que seja expelida, é constituída por três orifícios, dois para os ureteres e um para a uretra, e a uretra que é um tubo que liga a bexiga ao exterior, possui um esfíncter que impede a passagem contínua da urina, nos homens é maior sendo nestes a via de expulsão de sémen.
4) Onde se localizam os nefrónios?
O nefrónio é a unidade funcional do rim tem como função fitar o sangue e formar a urina, a sua localização é entre a zona cortical e a zona medular a parte da cápsula de Bowman, o tubo contornado proximal, o tubo contornado distal e o glomérulo, que é formado