dissecaçao de oligoqueta
CURSO DE CIECIA BIOLOGICA – 2013/2014
Ciências biológicas
Introdução
A minhoca é um anelídeo que pertence a classe de oligoqueta é a principal representante desse grupo. Apresentam poucas cerdas por anel, não há parapódios (pequenas projeções do corpo que auxiliam a locomoção) nem cabeça diferenciada do restante do corpo.
A minhoca desempenha um papel importante na fertilidade do solo. Ela cava "túneis" e atua como arado aumentando a aeração e a circulação da água. Além disso as suas fezes contêm substâncias nutritivas que se misturam com a terra e agem como adubo que fertilizam o solo.
Ela tem a pele coberta por uma fina película e produz uma substância viscosa, esse muco diminui o atrito com o solo, protege a pele do contato com possíveis substâncias tóxicas e mantém a umidade que é fundamental para a respiração cutânea. Nesse animal, é visível o clitelo.
Objetivo é observar anatomia externo do corpo da minhoca, perceber como ocorre o deslocamento e a anatomia interna e identificando alguns de seus órgãos.
Materiais: bisturi, placa de isopor, luvas, alfinetes, copo, álcool, minhocas, agua, luvas, lâmina, pinça, lupa, placa de petri.
Procedimento
-Colocar a minhoca em uma placa de petri umedecida;
2-Anestesie a minhoca mergulhando-as em uma solução de álcool a 10% de 10 minutos;
3-Uma vez anestesiada, coloque a minhoca sobre uma placa de dessecação feita de isopor ou de papelão grosso;
4-Com uma lâmina cuidadosamente rasgar a minhoca de uma extremidade a outra sem afetar qualquer dos órgãos constituintes e enquanto se rasga fixa-se o alfinete em os dois lados.
5-Com o auxílio de uma lupa observar as extremidades anteriores (protostómio, peristómio) e posterior último seguimento, onde se localiza o ânus e a superfície dorsal e identificar cada partes do anelídeo.
Resultado
Conclusão
A minhoca desempenha um papel importante na fertilidade do