disruptores endócrinos
Quando os disruptores endócrinos tem a capacidade de imitar ainda que de modo imperfeito, a ação dos hormônios estrogênios estas substancias recebem o nome de Xenoestrógenos.
O sistema endócrino consiste em tecidos a interagir entre si e o resto do corpo através de moléculas sinalizadoras chamadas hormonios. Este sistema é responsável pelo controle de um grande número de processos tais como, a diferenciação celular durante o desenvolvimento e formação dos orgãos assim como pelas funções da maior parte dos tecidos e orgãos durante a idade adulta. Um hormonio é uma molécula produzida por uma glândula endócrina que viaja através do sangue para produzir efeitos em células distantes e tecidos através de um sistema complexo que envolve receptores hormonais. Existem cerca de 50 hormonios diferentes e outras relacionadas (citoquinas e neurotransmissores) nos humanos.
Deste modo, os disruptores endócrinos são químicos que interferem de alguma forma na ação dos hormonios podendo com isso levar a efeitos adversos na saúde humana e animal. Desta forma os disruptores endócrinos agem substituindo os hormônios