DISPOSITIVOS
Elton Aparecido Padilha
Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – Curso de Ciência da Computação – Campus Gravataí
Av. Itacolomi, 3.600 – Bairro São Vicente – CEP 94170-240 – Gravataí - RS
3 de Setembro de 2009
Resumo
Este artigo tem como objetivo descrever algumas funções ligadas aos dispositivos de entrada e saída, e abranger um pouco mais sobre sua historia.
Palavras-chaves: Dispositivos; Entrada e saída; Historia;
Abstract
Title: “Input and Output Devices”
This article aims to describe some functions related to the input and output devices, cover a little more about its history.
Key-words: Devices; Input and Output; History;
Introdução
Os dispositivos de entrada e saída (E/S) ou input/output (I /O) são também denominados periféricos. Eles permitem a interação do processador com o homem, possibilitando a entrada e/ou a saída de dados.
O que todos os dispositivos de entrada têm em comum é que eles codificam a informação que entra em dados que possam ser processados pelo sistema digital do computador. Já os dispositivos de saída decodificam os dados em informação que pode ser entendida pelo usuário.
Há dispositivos que funcionam tanto para entrada como para saída de dados, como o modem e o drive de disquete. Atualmente, outro dispositivo híbrido de dados é a rede de computadores.
Os principais dispositivos de entrada de informações são: teclado, mouse, drive de CD / DVD-ROM, pen drive, scanner, etc.
2 Dispositivos de Entrada
2.1 Touch-Pad
O Touchpad é um dispositivo sensível ao toque, utilizado em computadores portáteis, para substituir o mouse, utilizando células sensíveis ao toque. Atualmente, os touchpad identificam vetores x e y usando a capacitância proporcionada pela pele do dedo em sua superfície, então o microprocessador identifica o valor das cargas e sabe quais células foram pressionadas. Para gerar um movimento, ele identifica quais as primeiras e quais as últimas células pressionadas, gerando