Dispositivos moveis.
Um sistema operativo é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerir os recursos do sistema, além de fornecer uma interface entre o computador e o utilizador. É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada e está sempre em execução até que a máquina seja desligada. O sistema operativo faz os controlo de todos os outros softwares instalados na máquina.
Hoje em dia, os telemóveis, smartphones e dispositivos móveis ocupam cada vez mais tempo e espaço em nossas vidas. Os seus processadores estão cada vez mais velozes, há mais memória e em relação ao armazenamento foi tudo muito melhorado.
Praticamente tudo o que antes era possível apenas pelos PC’s agora pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, directo da palma da sua mão. Junto à evolução, chegaram as empresas querendo “ganhar o seu espaço” na guerra da mobilidade.
Nokia, Apple, Microsoft, Samsung, Intel e outros possuem sistemas operativos próprios. Este facto fez com que a concorrência fosse aumentando, porém a quantidade de opções e modelos que invadem as tabelas de configurações certamente dão um nó na cabeça de muita gente.
Evolução dos Sistemas Operativos Móveis
Xcubelabs publicou um info-gráfico que mostra um pouco da história dos sistemas operativos para telemóveis. Em 1996, a Palm lança o primeiro sistema operativo para smartphones e telemóveis de alta tecnologia que na altura eram muito poucos, com o nome de Palm OS 1.0
Em 2000, há mais um grande avanço com a MIcrosoft a lançar o Pocket PC2000, um ano depois esse sistema operativo já suportava Messenger e Media Player 8. Mais tarde lançam o Windows Mobile, que já aguentava com Internet Explorer e bluetooth. Em 2007 o mercado explodiu com lançamento do iPhone OS , no ano seguinte é lançado o seu "maior rival", o Android.
Conclusão da Evolução e do Mercado
Podemos concluir que os sistemas operativos móveis começaram a surgir com os