Dispositivos Eletrônicos
Controle de Processos Contínuos
Profª.: Cristiano Lúcio Cardoso Rodrigues
DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS
Grupo:
João Marcos Soares Ferreira Reis Thiago Antonio Fortes Rocha
D3IAUT1
Janeiro/2014
Sumário
Introdução 3
Fusível 4
Contatores 7
Relé Bimetálico 9
Relé Temporizador 11
Disjuntor 16
Conclusão 15
Referencias Bibliográficas 16
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos um pouco sobre alguns componentes bastante utilizados em projetos industriais, tentando detelhar ao máximo as informações de cada um deles e servindo como um pequeno manual para pessoas que não estão acostumadas a mexer com taiz instrumentos.
2. FUSÍVEL
2.1. Descrição
Consiste de um filamento ou lâmina de um metal ou liga metálica de baixo ponto de fusão que se intercala em um ponto de uma instalação elétrica, para que se funda, por efeito Joule, quando a intensidade de corrente elétrica superar um determinado valor, devido a um curto-circuito ou sobrecarga, o que poderia danificar a integridade dos condutores, com o risco de incêndio ou destruição de outros elementos do circuito. Fusíveis e outros dispositivos de proteção contra sobrecorrente são uma parte essencial de um sistema de distribuição de energia para prevenir incêndios ou danos a outros elementos do circuito.
2.2. Tipos
Termo-fusível: Um termo-fusível, além de acumular a função do fusível propriamente dito, permite também proteger determinados equipamentos, caso a sua temperatura ultrapasse determinados valores. Assim protege o equipamento contra sobrecargas, não diretamente usando a corrente de consumo, mas sim a sua temperatura exterior, já que estes termo-fusíveis, estão colocados junto à carcaça para vigiar a sua temperatura.
Fusível mecânico: Este deve ser o