Dispositivos de Entrada e Saida
Assunto: Entrada e saída de dispositivos Dados
Alunos: Ana Elisa Santos
Elizeu Coelho Duarte
Gileno da Fonseca Macedo
Turma: CIN03S1
Professora: Lídia Fransuelly Nunes de Melo
Manaus- Amazonas
Introdução
Entende-se dispositivo de entrada como um sistema que permite introduzir dados do exterior num computador ou outro sistema informático com o intuito de os processar ou de servirem para controle do processamento. Ao contrário, dispositivo de saída é qualquer sistema que permite ao computador disponibilizar informação para o exterior para que seja posteriormente utilizada. No entanto, por esta definição considerar-se-ia um interface de rede ou um modem como um dispositivo de introdução e saída de dados. Na realidade, considera-se que um dispositivo de entrada ou saída de dados traduz (converte) elementos físicos utilizados pelo ser humano ou máquina, em informação digital utilizável pelo computador propriamente dito. Considera-se por exemplo um teclado, ou um sensor de temperatura como um dispositivo de introdução de dados. O teclado, converte a ação do utilizar sobre determinada tecla num sinal digital correspondente. O sensor de temperatura converte uma grandeza mesurável em graus (celcius ou fernheit) num valor digital correspondente.
Apresentam-se em muitos tipos e funções, as abordagens de estudo poderiam ser muitas e complexas, mas neste caso faremos talvez a mais simples e menos complexa e que é enumerar alguns e descrever a seu funcionamento genérico e situações de utilização.
Evolução histórica
Tudo começou há muito tempo com o aparecimento dos primeiros computadores, quer consideremos a máquina de calcular de Babage ou os enormes computadores dos anos 40 e 50. Qualquer um deles teve necessidade de introdução de dados, seja para executar as operações matemáticas, seja para o recenseamento civil ou a contabilidade. A questão será sempre: que dados processar?
Um