Dispositivo Semicondutor de 4 camadas
Dispositivo semicondutor de 4 camadas, unidirecional. O SCR, como é conhecido, é o tiristor de maior uso, pois possibilita o controle de potências altíssimas através do controle da corrente que é convertida de CA em CC. Esta é a diferença fundamental entre o SCR e o Retificador Não-Controlado.
O SCR difere de um Retificador comum pela sua característica de controle de corrente. O gatilho ou gate é o terceiro terminal do SCR, o qual com baixos níveis de corrente pode controlar altos índices de corrente de anodo.
Circuitos de Disparo (SCR)
Os dispositivos eletrônicos de potência utilizados em eletrônica industrial, geralmente, necessitam de circuitos auxiliares de comando, também chamados de circuitos de disparo. Estes circuitos tem a função de produzir pulsos de tensão ou de corrente, proporcionando assim, o disparo do componente de potência.
A comutação dos circuitos pode acontecer de duas formas: Ou retirando do sinal de disparo, ou com circuitos auxiliares de comutação forçada.
Devem-se utilizar elementos que proporcionem um isolamento elétrico entre estes circuitos, pois os circuitos de disparo apresentam um nível de potência baixo, se comparado com o nível de potência do circuito principal. Não fazendo isso, ruídos indesejados podem aparecer, causando assim, o mau funcionamento do sistema, ou até danificando-o por completo.
Circuitos com isolação elétrica
Em conversores que utilizam SCR’s, existem diferentes níveis de potência ao longo do circuito. O circuito de potência está submetido a tensões relativamente altas (100V+), enquanto que os circuitos de disparo ficam sujeitos a tensões baixas (12V-30V). Torna-se importante uma isolação elétrica entre estes dois circuitos, de maneira a proteger os circuitos e o próprio usuário. A isolação elétrica é feita através de:
Transformadores de pulso - a mais utilizada, mas pode servir como caminho para ruídos provenientes tanto do circuito de potência, quanto do circuito de disparo, ocasionando problemas