dispositivo ohmico
1 OBJETIVOS………………………………………….................………….........4
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA....................................................................5
3 METODOLOGIA........……………………………………....................…….….7
4 ANÁLISES....................................................................................................9
5 CONCLUSÃO..............................................................................................11
OBJETIVOS
Obter a equação horária e o coeficiente de correlação pelo gráfico V(volts) x I(mA) e determinar o valor da resistência utilizada.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A lei de Ohm afirma que a corrente através de um dispositivo é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada ao dispositivo. Um dispositivo condutor obedece à lei de Ohm quando a resistência do dispositivo independe da intensidade e da polaridade da diferença de potencial aplicada. Muitos dos dispositivos não obedecem à lei de Ohm, são chamados de bipolos não ôhmicos.
O cientista Georg Simon Ohm, a partir de suas medidas experimentais, chegou à conclusão de que todos os materiais sujeitos a uma diferença de potencial apresentam uma resistência de valor constante à passagem da corrente elétrica.
Desta forma, sendo a resistência elétrica uma constante, a intensidade da corrente elétrica cresce proporcionalmente ao valor da tensão aplicada, obedecendo à seguinte expressão:
Onde:
V é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou ddp) medida em volts (V).
I é a intensidade da corrente elétrica medida em ampère (A)
R é a resistência elétrica medida em ohm (Ω).
Graficamente, para resistores ôhmicos, a primeira lei de Ohm mostra:
Observa-se que o coeficiente angular deste gráfico, dado por V/i resulta na resistência elétrica, constante para qualquer diferença de potencial. Obviamente, há um limite de validade para esta, que é denominada a primeira lei de Ohm. Para tensões muito altas, a