Displasia coxofemoral em cães
Displasia coxofemoral em cães
Petrópolis,
2014
RADIOLOGIA VETERINÁRIA
Displasia coxofemoral em cães
Trabalho apresentado no curso
Labest Escola Técnica para obtenção parcial de nota na disciplina de Radiologia Veterinária auxiliada pelo professor Fernando Carvalho
Petrópolis,
2014
Resumo
A displasia coxofemoral é uma afeição de cães e gatos definida como uma doença hereditária, biomecânica, representada pela disparidade entre a massa muscular primária e o rápido crescimento ósseo, levando a uma instabilidade na articulação coxofemoral. Pode acometer cães de todas as raças, mas principalmente raças grandes e gigantes de crescimento rápido, são muito improváveis que cães de menos de 12 Kg sejam acometidos, e é uma doença rara em gatos.
Os filhotes são normais na primeira semana de vida e posteriormente vão desenvolvendo a doença, para preveni-la é importante evitar pisos lisos, realizar exercícios moderados visando fortalecer a musculatura da pélvis, e deve-se evitar ao máximo a obesidade. A dor, com conseqüente claudicação e impotência funcional dos membros pélvicos, é causada inicialmente em (animais jovens) pela lassidão e instabilidade articulares e, na fase crônica da doença (animais adultos), pela degeneração da articulação devido à incongruência articular.
Tal degeneração resulta em lesões na cartilagem, micro fraturas da cabeça do fêmur e do acetábulo e processos inflamatórios da cápsula articular. O diagnóstico e feito pelos sintomas, avaliação clínica, e achados radiológicos.
Sumário
Introdução ____________________________________________________ 5
1 O QUE É DISPLASIA COXOFEMORAL ____________________________ 6
2 SINAIS CLÍNICOS _____________________________________________ 7
3 DIAGNÓSTICO _______________________________________________ 8
3.1 GRAUS DA DISPLASIA _______________________________________ 9
4 TRATAMENTO