Dispensação por doses coletivas
2. Terminologia Não se aplica.
3. Objetivo Padronizar o procedimento de dispensação de medicamentos, garantindo a qualidade da assistência farmacêutica prestada ao paciente por meio do uso seguro e racional de medicamentos e correlatos, adequando a sua utilização á saúde individual e coletiva, nos planos assistencial, preventivo e de tratamento ao paciente.
4. Materiais * Caneta esferográfica preta ou azul; * Planilha de Controle de Estoque da Farmácia Hospitalar; * Prescrição Médica e/ou Prontuário Médico.
5. Precauções * Orientar os técnicos de enfermagem a lerem o prontuário médico com atenção, para que não ocorram erros de interpretação dos medicamentos prescritos; * Orientar os técnicos de enfermagem quanto ao armazenamento correto dos medicamentos, que deve ser ao abrigo da luz e umidade; * Orientar os técnicos de enfermagem a conferirem a data de validade e o aspecto físico dos medicamentos antes de serem administrados no paciente.
6. Procedimentos * Por se tratar de um Pronto Atendimento e devido a Farmácia Hospitalar não encontrar-se aberta e com a presença do Farmacêutico por 24 horas, os medicamentos utilizados no Pronto Atendimento “Monsenhor José Roberto da Silva”, são dispensados da seguinte forma: 1. No horário de funcionamento da farmácia e de trabalho do farmacêutico responsável, os medicamentos são dispensados pelo mesmo segundo a prescrição médica ou prontuário médico por paciente e em seguida é realizado a baixa dos medicamentos dispensados na Planilha Controle de Estoque da Farmácia Hospitalar; 2. No horário em que o farmacêutico não está presente, as técnicas de enfermagem ficam responsáveis pela retirada do medicamento a ser administrado, da farmácia hospitalar, contanto que, seja arquivado na farmácia a