disortografia
INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELO (IESA)
CURSO DE PEDAGOGIA
BEATRIZ IZABEL KAPELINSKI
DISORTOGRAFIA
Santo Ângelo (RS)
2013
FONTE: http://www.appdae.net/disortografia.html. Associação Portuguesa de Pessoas com Dificuldades de Aprendizagem Específicas
ETIOLOGIA - Conjunto de erros da escrita que afetam a palavra, mas não o seu traçado ou grafia. A disortografia é a incapacidade de estruturar gramaticalmente a linguagem, podendo manifestar-se no desconhecimento ou negligência das regras gramaticais, confusão nos artículos e pequenas palavras, e em formas mais banais na troca de plurais, falta de acentos ou erros de ortografia em palavras correntes ou na correspondência incorreta entre o som e o símbolo escrito, (omissões, adições, substituições, etc.).
SINTOMA - Substituição de letras semelhantes. Omissões e adições, inversões e rotações. Uniões e separações.
Omissão - adição de “h“.
Escrita de “n“ em vez de “m“ antes de “p“ ou “b“.
Substituição de “r“ por “rr“.
Problemas associados:
- Perceptivos:
Deficiência na percepção e na memória visual auditiva
Deficiência a nível espaço-temporal (correta orientação das letras), discriminação de grafemas com traços semelhantes e adequado acompanhamento da sequência e ritmo da cadeia falada.
- Linguístico:
Problemas de linguagem – dificuldades na articulação
Deficiente conhecimento e utilização do vocabulário
Afetivo-emocional: Baixo nível de motivação
- Pedagógicas:
Método de ensino não adequado, (utiliza frequentemente o ditado, não se ajusta às necessidades diferenciais e individuais dos alunos, não respeitando o ritmo de aprendizagem do sujeito).
TRATAMENTO - Encorajar as tentativas de escrita da criança, mostrar interesse pelos trabalhos escritos e elogiá-la. Incitar a criança a elaborar os seus próprios postais e convites, a escrever o seu