Disney world
Disneyworld é o nome pelo qual é vulgarmente conhecido o Walt Disney World Resort, um dos mais famosos parques de diversões do mundo e que fica situado nos Estados Unidos da América. Recebe cerca de 40 milhões de visitantes por ano.
O Disneyworld, que é explorado pela Walt Disney Company através da subsidiária Walt Disney Parks and Resorts, foi inaugurado a 1 de outubro de 1971, em Lake Buena Vista e Bay Lake, nos arredores de Orlando, na Florida. Quando abriu, o espaço tinha 122 quilómetros quadrados mas, progressivamente, foram vendidos alguns terrenos. Mesmo assim, manteve o título de maior parque de diversões do mundo.
A construção do parque começou em 1967 e aquando da inauguração funcionava apenas um parque temático, o Reino da Fantasia. Mais tarde, a este juntaram-se os parques Epcot (1982), estúdios de cinema Disney-MGM (1989) e o Reino Animal (1998). Há ainda dois parques aquáticos (Typhoon Lagoon e Blizzard Beach), seis campos de golfe, um complexo desportivo (Disney's Wide World Sports), uma pista de automóveis, vinte hotéis e diversas lojas e restaurantes. Há ainda locais de entretenimento como a House of Blues e o Planet Hollywood e espetáculos permanentes do Cirque du Soleil. O espaço inclui anda um corpo de bombeiros privativo.
A ideia para a construção do Disneyworld surgiu da cabeça de Walt Disney, em meados da década de 60. O criador de Mickey pretendia fazer um parque de diversões maior do que o Disneyland, que havia sido inaugurado em 1955 em Anaheim, nos Estados Unidos da América.
Walt Disney morreu a 15 de dezembro de 1966, um ano antes do parque Disneyworld começar a ser construído. Roy O. Disney, irmão mais velho de Walt, anunciou entretanto que o parque se iria chamar oficialmente Walt Disney World, em honra do seu mentor.
Uma das prioridades de Disney era a Experimental Prototype Community of Tomorrow (EPCOT), também conhecida por Cidade do Progresso, uma cidade futurista. Contudo, o parque Epcot só abriu em 1982,