dislexia
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA COM ÊNFASE NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DISLEXIA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Paula Ferreira da Silva
CURITIBA-PR
2014
PAULA FERREIRA DA SILVA
DISLEXIA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
CURITIBA-PR
2014
Dedico este trabalho primeiramente a Deus e aos meus familiares, pelo incentivo e carinho que me deram para concluir mais este curso.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a todas as pessoas: professores e amigos que contribuíram de forma direta ou indiretamente para a construção desse trabalho; por repartirem comigo suas experiências e seus conhecimentos.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. (Cora Coralina)
RESUMO
A Dislexia é um assunto polêmico que ainda é desconhecido por grande parte da sociedade. Trata-se de um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área de leitura, escrita e soletração segundo a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), pesquisas realizadas em vários países apontam que entre 5% e 17% da população mundial sofre com essa deficiência.Independente de causas intelectuais e do meio cultural, da escolarização ou de problemas emocionais, na sua maioria, as pessoas com dislexia podem ter uma escolarização completa e chegar inclusive a cursar pós-graduação, mestrado, doutorado etc. De modo geral, reconhecer um disléxico é trabalho para profissionais como pedagogo, neurologista, psicopedagogo, psicólogos, ou seja, uma equipe multidisciplinar que reconheça os sinais do distúrbio.Sendo