Dislexia
Simone
Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena
Pós-Graduanda em Alfabetização e Letramento
Faculdade dos Pinahis - FAPI sivicente@ig.com.br Orientador: Prof. Marcos Fernandes professormarcos1209@gmail.com.
Resumo: Este artigo se propõe a entender a dislexia, um distúrbio de aprendizagem que é responsável pela dificuldade de crianças nas séries iniciais. Apresenta as possíveis características e sintomas para uma identificação prévia do educador. As causas são variadas e nesta pesquisa verifica-se os mitos e os elementos constantes sempre relacionados a falha de percepção visual e auditiva. Verifica-se também que a motivação pode ser o caminho para a aprendizagem das crianças com este distúrbio. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, para se construir o referencial teórico em relação à dislexia e às metodologias de ensino e aprendizagem de crianças disléxicas.
Palavras-chave: Dislexia. Alfabetização. Letramento. Características. Telma Weisz. Zeneide Luczynsky. Robert Frank.
Cabreúva, 2013.
Introdução
Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 05 e 17% da população mundial é disléxica.
A dislexia não é uma doença, nem o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, mas nem sempre uma pessoa que tem um pai ou mãe disléxica apresentará esta dificuldade, de acordo com FRANK (2003). Para o autor, “a dislexia se dá por uma má conexão de áreas do cérebro relacionadas à visão, fazendo com que o indivíduo apresente dificuldade de compreensão durante a escrita e na leitura, pelo fato de, no transcorrer dos olhos sobre o