Dislexia
A dislexia é classificada como uma necessidade especial, trata de uma condição humana, a mesma esta presente em todas as classes econômicas, é percebida na infância em salas de aula, é identificado pela falta de incapacidade da compreensão da leitura, o que se lê.
Tentaremos através dessa pequena pesquisa, compreender um dos distúrbios ligados a dificuldade de aprendizagem.
Um problema que atrapalha na alfabetização, está ligado a dificuldade de identificar o distúrbio, ou seja, na falta de preparo ou conhecimento do profissional que está trabalhando, talvez com um suposto dislexo. O que pode ser uma dislexia ou alguma outra condição física ou mental é facilmente confundida com preguiça, falta de atenção.
Definiremos o que vem a ser a dislexia, e como ela pode prejudicar o individuo durante sua fase escolar. Se não identificada na infância poderá e muito acarretar na má formação do adulto, atrapalhando seu convívio social.
A dislexia define se como uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração, que podem também ser acompanhadas de outras dificuldades como por exemplo na distinção de esquerda e direita na percepção de dimensões (distância, espaços, tamanhos e valores), e no funcionamento da memória de curta duração.
Não é uma doença e sim uma formação diferenciada do encéfalo que acarreta problema no aprendizado escolar, pela dificuldade em decodificar os códigos que lhes são enviados durante os estudos.
O maior desafio encontrado pelos gestores da educação, é a implementação de ferramentas corretas para auxiliar na formação do individuo, o correto seria, sempre buscar informação e capacitação para diminuir o insucesso dos alunos no desenvolvimento da leitura e escrita em sala de aula.
A maior dificuldade do gestor da educação em sala de aula, é identificar os alunos com “incapacidade comum de aprendizagem X alunos com dislexia”, alguns acabam confundindo, é necessário a escola ter um acompanhamento com pessoal especializado